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terça-feira, 12 de abril de 2011

NOVAS TECNOLOGIAS




Na aula do dia 18 de março nos reunimos no laboratório de informática com a professora Thays, a sala foi dividida em 08 grupos com 08 temas diferenciados que falava de recursos tecnológicos.

 
As tecnologias de comunicação estão a provocar mudanças profundas na nossa vida.

Elas têm vindo a colaborar para a modificação do mundo e a contribuir para a extraordinária expansão do comércio e a mudar a face do capitalismo.

Os seus mecanismos intrínsecos apressam a difusão das tecnologias, geradoras ou potenciadoras das várias formas de lucro. Há por isso interesse em ampliar ainda mais essa difusão, para assim poder atingir o maior número possível de pessoas economicamente produtivas, isto é, as que podem consumir.

Na essência, não são as tecnologias que mudam a sociedade, mas sim, a sua utilização.

A evolução tecnológica contribuiu para a diminuição das distâncias e do tempo,

Viabilizando novas formas produtivas e permitindo um processo de distribuição em tempo real, com baixos custos.

Numa sociedade que cada vez mais procura estarem atentas às atualidades, identificasse um crescendo na utilização de novos aparelhos. A Internet continua a ter um imenso potencial tecnológico, mas há um espaço para os tele móveis, que para além de permitirem o contato telefônico, têm agora, ligação à Internet e acesso a conteúdos audiovisuais.

Essa tecnologia portátil, expressa o individualismo, a valorização da liberdade de escolha, de cada poder agir seguindo a sua vontade. Num lugar isolado podemos estar ligados a inúmeros serviços. Permitindo ao utilizador estar mais perto da família, de casa, do trabalho, da sociedade, do mundo. Isto é, estar em relação.






A Internet, que fora concebida para uso militar, agora é um instrumento contínuo para o negócio; empresas e organizações apostam num alojamento virtual através do qual apresentam a sua identidade e atuações.
Através dos sites comunicamos, enviamos e recebemos mensagens, procuramos informações, fazemos publicidade, ganhamos dinheiro, adquirimos produtos, divertimo-nos, vagamos curiosos ou tornamo-nos.

É extremamente importante desenvolver estudos sobre as reais necessidades dos utilizadores do espaço cibernético. Por esta razão existe a tendência para o surgimento e valorização do cibe marketing.

Técnica que permitirá segmentar os utilizadores tipo das novas tecnologias, conhecer e responder às suas necessidades.

Com este novo reencantamento pelas tecnologias, participamos numa interação muito mais intensa entre o que é real e o que é virtual. Quando estamos efetivamente conectados a milhares de computadores, a nossa comunicação é virtual: permanecemos em nossa casa ou escritório, navegamos sem nos movermos, trazemos dados que já estão prontos, conversamos com pessoas que não conhecemos.

Estamos numa fase de reorganização da sociedade em todas as dimensões da sociedade, do econômico ao político; do educacional ao familiar. Percebemos que os valores estão a mudar, que as referências com as quais avaliávamos tudo, não conseguem darmos explicações satisfatórias como antes. Aumenta se o conceito de globalização e inserção em políticas mais amplas.

Atualmente não chega apresentar o nosso produto ou serviço. Temos de saber como apresentá-lo, que jogo de cores será favorável, que animações deveremos fazer, qual a sua disposição, enfim, delinear um conceito para apresentar o nosso serviço, de modo a que este corresponda às pretensões e hábitos visuais dos utilizadores, e que corresponda aos padrões estéticos estabelecidos para o(s) Target(s) dominante(s).

O Computador pessoal é uma tecnologia presente nas mais diversas famílias, onde aparece o culto de “navegar”.

A navegação em espaços cibernéticos, que têm uma linguagem e estilo próprio, fazem o utilizador passar por um processo de aprendizagem nestes novos meios. Não é suficiente ter contato com o software, há que reconhecer os códigos, as linguagens.

As palavras download, upload, upgrade e muitas outras, fazem parte de uma nova linguagem, que estão enquadradas para um meio e para um emissor ou receptor habitual.

Quando usamos a videoconferência temos de saber os meios e técnicas que atuam durante o processo de comunicação. Assim como ter a percepção intuitiva de que este é um processo para além do real. Desta forma desenvolvemos as nossas atitudes, modos de viver e potencializamos a nossa comunicação.
A Internet, com a rede de comunicações, possibilitou diminuir as distâncias.

O tele móvel, tornou se portátil para usar em qualquer lugar, suportando para além da característica telefônica, a de lazer, acesso a Internet, envio e recepção de mensagens escritas (SMS) e de fotos ou vídeos.

Na nossa realidade, a sedução pelas novas tecnologias deve se em parte às solicitações que o consumismo nos coloca e ao status social que inspira. E adquiri-las é crescermos, evoluirmos e comunicarmos.


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