O texto “Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica”, tem como principal finalidade discutir a introdução da informática e da telemática na educação. No debate se inserem, entre outros temas, questões associadas a propostas de integração e utilização do computador e da Internet na escola.
Numa abordagem de mediação pedagógica, as discussões convergem a uma revisão ampla do papel do professor nos dias de hoje. Leitura essencial a professores de quaisquer níveis de ensino, o texto procura expandir o diálogo e as análises sobre investimentos e utilizações tecnológicas em educação com a perspectiva de construir novas propostas de ensino para a nossa atual educação.
O texto também aborda o fato de que o ensino e aprendizagem têm sido bastante inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas, que não pode faltar em uma escola que está devidamente passando por esse processo de mudança nos dias atuais.
Levando em consideração, sabemos que as dificuldades para mudar na educação são muitas e variadas, pois existem grandes dificuldades no gerenciamento emocional, dificultando o aprendizado rápido. Mas, para que ocorra com sucesso essa eventual mudança na educação, precisamos de educadores maduros, intelectual e emocionalmente abertos, que saibam dialogar e motivar.
A educação do século XXI
...A profissão fundamental do presente e do futuro é educar para saber compreender, sentir, comunicar-se e agir melhor, integrando a comunicação pessoal, a comunitária e a tecnológica.
(José Manuel Moran)
2 comentários:
Gostei do tema que foi abordado, achei interessante o que foi falado, sobre as tecnologias e inserindo, a Pedagogia como uma base para se trabalhar no dia a dia.
Luciana Fernandes
Achei muito interessante o seu tema sobre as tecnologias e inserindo a Pedagigia assunto esse para ser trabalhando no dia dia.
Parabéms.
Lindací Souza.
Postar um comentário